quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Trouxeste a chave? Os Alphas no Alpha - Ano 22

foto: fátima roque

Instalação composta por centenas de fotos de Luzia Maninha celebra os 22 anos da Livraria Alpharrabio:

Trouxeste a chave? Os Alphas no Alpha - Ano 22

Uma instalação composta por centenas de chaveiros com fotos que retratam pessoas e acontecimentos no Alpharrabio ao longo dos 22 anos de sua existência, marca a festa de aniversário da Livraria. Luzia Maninha Teles Veras, socióloga de formação e uma das gestoras culturais da casa de cultura andreense, vem registrando em imagens todas as atividades da livraria desde sua inauguração, em 21 de fevereiro de 1992.
Do seu impressionante acervo de milhares de fotos, a princípio analógicas e, a partir de um determinado período, digitais, foram selecionadas cerca de 500 imagens para a instalação, que dão bem uma ideia da atmosfera cultural e diversidade das atividades, que vão do debate de ideias a apresentações musicais, passando por lançamentos de livros, exposições de arte, espetáculos teatrais, cursos, workshops, oficinas e uma infinidade de encontros informais entre pessoas que ali vão procurar interlocutores. Gente daqui, gente dali, gente de mais além que se exprimiu através da arte e da sua humanidade e hoje constitui uma história singular.
Ao final da comemoração, cada um dos presentes, poderá procurar o chaveiro com a "sua imagem"  e a de "sua apresentação" e levá-lo como lembrança.

making of: luzia maninha, zhô e Eliane em ação

O muro externo da livraria foi inteiramente recoberto com "lambe-lambes" dessas mesmas fotos, formando um painel de rara beleza.

imagens acarinhadas

à maneira de oferenda

e de nomes e de caras foi se fazendo a história



A calçada em frente ao número 151 da rua Dr. Eduardo Monteiro, também recebeu intervenções alusivas à proposta da instalação artística.

making of: suca em concentração

Suca em ação


pixadoras à luz do dia


 


Eis o convite para a festa dos 22 (Sábado, 22.2 às 11h):

Venha comemorar nossos 22 anos, continuamos como sempre nos propusemos ser: um lugar de encontro, de trocas, de debate de ideias e inserção comunitária. Uma trincheira, ainda que um tanto quanto brancaleônica, de resistência à mesmice, à massificação, a tudo quanto é mega e sabe a isopor, à ditadura do gosto acéfalo e obediente, aos ditames cruéis da lógica do mercado e da economia predadora. Seguiremos na contramão. Nanicos, quase invisíveis, mas íntegros, acreditando na possibilidade de reunir “material para uma sociedade” (Nietzsche citado por T.J.Clark), através de ações que visem a qualificação do debate (literário, artístico, cultural), da cultura política e da política da cultura.  Vamos comemorar?


5 comentários:

  1. Ah, que vontade de estar, estando...., de mexer, mexendo..., meter a mão, o pé, o corpo por inteiro...
    Ah, que vontade da vontade.
    Sim, vamos comemorar e vai ser uma "bonita festa, pá"!!!

    ResponderExcluir
  2. De certeza que vai ser "bonita a festa, pá" (e você está/estará, Isa)

    ResponderExcluir
  3. Os preparativos são a festa antes da festa































    Os preparativos são a festa antes da festa, assim como a viagem começa no desejo. Quem sabe apareço aí pro "esquenta"? Beijos da Adélia
































    ResponderExcluir
  4. Ops! O meu comentário saiu todo desconjuntado! Mas estarei inteirinha, na festa e/ou no antes. ;) Adélia

    ResponderExcluir
  5. Ah que delícia poder acompanhar o preparo! Existem coisas na vida que não tem preço e colocar às mãos na e à obra é uma delas!! Feliz aniversário Alpha!! <3 beijos da Elaine

    ResponderExcluir